Páginas

sábado, 19 de dezembro de 2015

Teatro, Alfabetização, Monteiro Lobato!

O ciclo inicial de alfabetização de minha pequena Malu encerrou dia 27 de novembro com uma linda apresentação do grupo com uma peça montada em cima das histórias do sitio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato. Durante dois meses toda a turminha vivenciou intensamente as histórias, através de leituras, muita música( o CD do sítio não saia do carro) e para o meu deleite, teatro, muito teatro! Claro que como atriz me debrucei em incentivar, mas fico feliz em dizer que a iniciativa, a forma de memorizar o texto foi todo de minha pequena.Malu foi uma das Emílias, portanto haja tagarelice nos últimos meses, risos. Pediu pra pesquisarmos as músicas da peça e imprimi-las, escreveu em cada uma das música a cena onde estaria e todas as suas falas, sim ela escreveu, fico hiper feliz de dizer isso, minha filha está lendo e escrevendo. Começo de ano fiz uma promessa a mim mesma de escrever sobre o processo de letramento dela, exatamente essa promessa trouxe a semente do blog. Meu desejo era que a alfabetização de Malu continuasse a ocorrer de forma leve, lúdica, sem pressões, com muito prazer e assim se deu. Fico feliz de ter escolhido uma escola construtivista e sócio-interacionista, agradeço muito ter escolhido a Arco-íris como parceira, agradeço a professora Catia, Fabio, Fernando, Ricardo, Gal, Humberto, Iole, Ramon o carinho e o cuidado constante com todas as crianças. Abaixo os pais orgulhosos!



Claro que minha indicação de livro só pode ser para Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato. Um dos nossos mestres primordiais na contação de história para o público infantil, controvérsias a parte, Monteiro Lobato continua encantando novas gerações. A série do sítio do Picapau Amarelo tem ao todo 23 livros, traduzidos pra diversos países. Para a televisão foi produzido na década de 50 por Julio Gouveia e Tatiana Belink, esta última trabalhou a vida inteira voltada pra literatura infantil, falerei dela em outro post.
 https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADtio_do_Picapau_Amarelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário