Páginas

sábado, 27 de março de 2021

Como Nossos Pais

 


Uma melodia ecoa na rotina do meu amanhecer. Um galo canta. Desperta em mim aconchego, infância, café da manhã, escola. Repito o ato da minha mãe. Nesta manhã preparo a refeição de minha filha, após acordá-la e encaminhá-la para o banho. Ouço também o cacarejar de galinhas. Sorrio. Lembro-me de Renato Russo e dos seus versos sobre nossos pais, o repetir das ações. O assunto também é tema de música de Belchior na voz de Elis Regina. A diferença: a pandemia. Minha filha irá para a escola através de uma tela, o mundo entra em minha casa por essa janela tecnológica. Nós, do mesmo jeito, entramos na vida de outros assim. Uma Viagem na Irrealidade do Cotidiano, como escreveu Umberto Eco. Busquei outro dia contato com a natureza caminhando pelo parque, curiosa em conhecer o galo cantante. Fui na companhia do meu marido. Queria registrar o vizinho. Encontramos ele e sua família. Sim, sua companheira galinha e cerca de cinco pintinhos. Ele os protegia de nossos olhos curiosos. Quando se acostumou com nossa presença, o vimos também em sua rotina de cuidados e ensino das suas crias. Senti uma certa inveja de sua liberdade e de todo o espaço. Nunca pensei que sentiria algo semelhante. A similaridade com nosso núcleo está no revezamento de cuidados. Eu e meu companheiro alternamos as manhãs, assim evitamos a sobrecarga. Sei que em lares tradicionais essa não é a realidade. Apoiamo-nos e, mesmo assim, como todos, o cansaço bate. Um ano de pandemia. Um ano longe dos familiares. Um ano em que perdemos tanta gente querida. Alimentamo-nos com arte, leitura, música, filmes divertidos, cuidando de plantas e dos nossos animais. Amamos assistir a vídeos de bichos e situações engraçadas. Acompanhamos e partilhamos a educação da nossa filha. E ao final da tarde, próximo a nossa casa, esses passeios curtos nos alimentam de natureza. Agradeço por poder ouvir um galo cantar numa metrópole e por encontrar essa família de galináceos livre.  Que em breve nossas famílias possam ser livres  também.

Ana Paula Mira, escritora.

#anapaulamiraautora @ana.paula.mira

Nenhum comentário:

Postar um comentário